Confesso que sempre considerei o CID como uma piada de mau gosto. Poucas vezes ouvi a sua música sem ser em programas de TV Julio Isidricos, e sempre vi nele o macaco que gosta de banana. Foi com relutância então que aceitei a sugestão que me fizeram, e dei uma oportunidade a 10000 Anos Entre Venus E Marte.
É rock progressivo e nota-se muito a influência de Pink Floyd. Foi editado em 1978, em pleno declínio do género (o punk estava em alta), passou despercebido no estrangeiro, e em Portugal foi mal recebido pela crítica. 10.000 anos depois, o progarchives.com desenterrou a obra, fez uma crítica muito positiva, e o album está a ter a apreciação que deveria ter tido na altura graças à sua difusão pela Internet.
Talvez fosse esta a verdadeira cara de CID. Como o metaleiro que no Agosto toca com Nel Monteiro para ganhar uns trocos e no resto do ano toca Deathmetal, CID de dia era popular e de noite fazia aquilo de que realmente gostava.
Depois deste album ter sido corrido a pontapé de Portugal, nunca mais saiu da cabana junto à praia. Talvez tenha deixado de acreditar que seria capaz de criar verdadeira arte.
Se o progressivo não vos provoca congestões oiçam e passem a ver em CID o homem que pariu esta brilhante odisseia espacial.
http://rapidshare.com/files/122937489/10000Anos.rar
http://rapidshare.com/files/122937489/10000Anos.rar
1 comentário:
Parabéns a ti que puseste o preconceito de lado...É bom ser surpreendido desta forma tão positiva, não é? Com certeza saíste mais rico desta viagem de 10.000 Anos Depois...Saímos todos!
Enviar um comentário